terça-feira, 24 de novembro de 2009

Falando de miniaturas dos modelos nacionais...


Boa noite caros amigos e leitores. Falamos de miniaturas de modelos nacionais no post anterior e hoje contactei o Sr Alexandre para tentar a primira entrevista de nosso Blog. Aguardamos anciosos por sua reposta para então destacar aqui em nosso pequeno espaço as informações sobre o renascer de um sonho para nós. Enquanto aguardamos, trouxe uma pequena história bem resumida de como as miniaturas de modelos Brasileiros já foram feitas no Brasil e como foi encerrada a confexão destas miniaturas nacionais, achei incrivel e assumo que não sabia que o Brasil já teve uma fábrica de miniaturas die cast com modelos 100% nacionais .
Mais uma vez meu muito obrigado e boa leitura.

A Roly Toys

O Sr Mauricio Nhuc foi um dos pioneiros do miniaturismo no Brasil e após sair da Kikoler, abriu sua fábrica, a Roly Toys, que produziu uma linha de carros de metal, hoje cobiçados por colecionadores do Brasil e do mundo.
Depois de produzir a sua pequena linha de carros de metal a Roly Toys passou a ser a importadora oficial da Matchbox no país, trazendo, além dos carros, kits plásticos. A Airfix também era representada por ele aqui no Brasil, em fins da década de 60 inicio da década de 70. A Roly Toys foi fundada em 1965 com uma linha própria de miniaturas no produzidas com o material, Zamak. O sucesso foi grande e o mercado ávido por novos modelos e como confeccionar moldes era uma tarefa bastante lenta, a Roly Toys optou por uma solução instantânea para complementar sua linha e começou a importar “Matchbox” da Inglaterra, e em pouco tempo teve que desistir de sua linha própria por serem as miniaturas “Matchbox” bem superiores, pois a Lesney era possuidora de uma tecnologia e experiência extraordinária e imbatível. Foram importados praticamente todos os modelos do catalogo.
<="Interlagos"
Com o aumento dos direitos alfandegários, a Roly Toys abriu uma fábrica na Zona Franca de Manaus e lá produzia as miniaturas que não ficavam nada a dever as fabricadas na Inglaterra. E não podia ser diferente pois a Lesney era extremamente rigorosa com a qualidade de seus produtos. Uma das maiores dificuldades que a Roly Toys encontrou foi o desenvolvimento de uma tinta de produção nacional que fosse completamente isenta de chumbo e que mantivesse um excelente padrão de aderência e brilho, já que havia grande dificuldade de uma tinta comum segurar no zamak, pois descascaria com facilidade o que era um grande problema pois o brinquedo era manuseado por crianças. Esta tarefa demorou meses e atrasou o inicio da fabricação. A tinta teve que ser aprovada por laboratórios indicados pela Lesney antes de que fosse utilizada nas miniaturas. Roly Toys era importadora exclusiva dos produtos da Lesney para o Brasil e fazia intensa publicidade, produzia material de ajuda de pontos de vendas, dezenas de milhares de catálogos e expositores, O produto que era praticamente desconhecido no Brasil em 1967 tornou-se uma coqueluche nos anos seguintes, por serem miniaturas muito apreciadas e de baixo valor aquisitivo.                                              "Dkw Vemaguet"

A Roly Toys cessou a fabricação das miniaturas “Matchbox” quando a firma na Inglaterra encerrou as atividades.A Troll/Imbrima chegou a importar os Matchbox com exclusividade para o Brasil após algum tempo. As duas eram a mesma empresa, só que a Troll ficava em São Paulo e a Imbrima em Manaus para aproveitar os benefícios fiscais. Na Imbrima os Matchbox importados recebiam uma placa de plástico no chassi com a inscrição "Prod.Z.F.Manaus". Posteriormente alguns moldes vieram para cá sendo fabricados como "Made in Brazil", acrescidos simplesmente com uma etiqueta de papel escrito IMBRIMA, colocados na parte inferior da miniatura.








"Scania Vabis"


Obs.  As informações aqui contidas foram retiradas de diversos sites da internet e pesquisas em livros.

Um grande abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. A Roly Toys / Inbrima eram a mesma empresa, a fábrica mudou-se para Manaus mas inicialmente os escritórios ficaram no Rio de Janeiro por algum tempo, só se mudando para lá na década de 70. Em 1982 com a falência da Lesney Inc. a Inbrima encerrou as suas atividades e foi adquirida pela Trol que assumiu todo o parque industrial da mesma e continuou a fabricar as miniaturas da Inbrima com o mesmo nome e C.G.C., somente na década de 80 a Trol mudou a razão social de Inbrima para Trol Brinquedos da Amazônia S/A. A Trol fabricou os modelos até 1990 poucos meses após a morte de seu proprietário o ex Ministro Dilson Funaro. Quem quiser conhecer mais um pouco da história da Matchbox , está convidado a conhecer o blog Mundo Matchbox no endereço mundomatchbox.blogspot.com .

    ResponderExcluir

Sobre o nosso conteudo

-Gostaríamos de esclarecer que as imagens e informações usadas nas postagens são fruto de pesquisas em diversas fontes como, sites da internet, revistas digitais e todo tipo de material relacionado aos temas deste Blog na internet.

-Quanto às imagens, estas são de autoria própria ou coletadas em sites de busca e e-comerce na internet, recebendos seus devidos créditos quando assim disponiveis tais informações nas fontes.
Caso se sinta prejudicado com alguma informação ou imagem aqui postados, entre em contato:

garagemdebrinquedos@gmail.com para que efetuemos a remoção imediata.

Atenção! Reservamos o direito de não publicar comentários de conteúdo duvidoso, grosseiro e/ou com palavras de baixo calão.
As opiniões aqui expressas refletem a opinião do autor do comentário.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

"As imagens, marcas e nomes ou personagens citados neste blog tem todos os direitos reservados aos seus donos, fabricantes e autores."

Atenciosamente,
Equipe Garagem de Brinquedos.