sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Entrevista na Garagem: Thiago & Priscila. Um Casal que coleciona!


Boa noite amigos Garageiros!
Desculpem o atraso, tivemos alguns transtornos com as chuvas aqui em minas e só agora foi possível nossa postagem.
Hoje estamos consolidando o qudro novo do Garagem de Brinquedos que será toda Sexta, contando com a participação de colecionadores do nosso meio, amigos e amigas que colecionam.
Apresento a vocês um casal bem especial, dois colecionadores e grandes amigos também.
Thiago & Priscila!
                                        ------------------***---------------------

Thiago de Araújo – Diretor Regional do Rio Minas Clube de Veículos Antigos.
Priscilla Bianucci, estudante, secretária regional e fotógrafa do Rio Minas Clube de Veículos Antigos.

Garagem- Quais objetos vocês colecionam? Por quê?

Thiago- Atualmente, coleciono material relacionado à veículos clássicos, incluindo material digital, revistas e principalmente, miniaturas. Comecei a colecionar aos 5 anos de idade. A paixão pelos veículos simplesmente brotava das minhas veias. Portanto, eu precisava matar essa fome de alguma forma. Comecei com as miniaturas, depois vieram as revistas e filmes. Atualmente, possuímos um acervo com todas essas obras arquivadas e catalogadas.

Priscila- Coleciono miniaturas de veículos, livros, DVDs dos filmes que gosto e miniaturas de Bruxinhas... No caso das miniaturas de veículos, coleciono porque sempre gostei de veículos antigos, e dessa forma consigo satisfazer um pouco do desejo de possuir os veículos que mais gosto. No caso dos livros, coleciono porque amo ler, então gosto de ter sempre um livro, por perto. rs DVDs com filmes, também é outra paixão, sempre que tenho um tempinho, gosto de assistir, tenho bastante filmes antigos, dos quais são os meus preferidos.  

Garagem- Como vocês adquiriram esses objetos? Desde quando vocês os colecionam? Expliquem.

Thiago – Bem, minha primeira miniatura, ganhei pouco antes de completar os 5 anos de idade. Num passeio, minha mãe achou na rua um carrinho de metal, feito na Inglaterra, e me deu. Como eu já era apaixonado por veículos desde quando ainda estava na barriga da minha mãe, esse foi apenas o pontapé inicial para iniciar a coleção que mantenho até os dias de hoje, 22 anos depois.

Priscila- A maioria dos itens da minha coleção, eu comprei, alguns ganhei. As miniaturas de veículos comecei em 2007, DVDs em 2007 também, e livros e bruxinhas em 2004 mais ou menos.

Garagem- Qual foi a primeira coleção? Vocês começaram a colecionar por gosto ou por acaso?

Essa foto foi do primeiro cadastro da Priscilla, num fórum sobre coleção de miniaturas. Essas 3 miniaturas que aparecem na imagem, foram as 3 primeiras minis da coleção dela.
Thiago- Foi a coleção de miniaturas de veículos mesmo. Comecei a colecionar, na verdade, por gosto e ao mesmo tempo, por acaso. Como contei antes, ganhei meu primeiro “carrinho de ferro” numa época em que eu já admirava os veículos em tamanho real. Ganhar um carrinho então, foi apenas unir o útil ao agradável, rsrs.

Priscila- Minha primeira coleção foi de cartões telefônicos, eu adorava os desenhos, e como comprava muito, resolvi começar uma coleção. Depois desisti de colecionar cartões, pois não saía mais cartões com pinturas diferentes, só repetidos e também me interessei por outras coisas.

Garagem-Quantas minis fazem parte da coleção? Vocês trocariam ou venderiam algumas delas? Por quê?

Thiago- Atualmente, possuo aproximadamente 500 veículos em miniatura, além de centenas de mb de material digital, incluindo reportagens e comerciais antigos e aproximadamente 60 livros e revistas. Não vendo nem troco nenhum deles, de forma alguma. Só costumo de desfazer de algum item da coleção, quando passo por alguma mudança de foco, especificamente nas miniaturas. Aí costumo me desfazer das que não fazem parte desse foco. Atualmente, estou me concentrando cada vez mais nos veículos antigos, e o mais original possível.

Priscila- Tenho mais ou menos 300 miniaturas de veículos. Aproximadamente 30 livros, mais de 50 DVDs com filmes diversos e 10 miniaturas de bruxinhas.

Garagem- Qual o sonho de cada um de vocês em relação a coleção? Expliquem

Thiago e seu Fusca 1964, personalizado com acessórios de época.
Thiago – Meu sonho seria poder conseguir uma estrutura suficiente para expor minha coleção ao público. Sempre tive esse sonho, desde pequeno. Um dia, consigo realizar.

Priscila- Gostaria muito de poder conseguir um espaço fixo para expor as minhas miniaturas de veículos. E em relação aos livros, gostaria de ter uma mini biblioteca em casa... rs

Garagem- Qual a maior loucura que vocês já fizeram para aumentar a coleção? Expliquem. 

Thiago- Loucuras? Já fiz várias, rsrs... Qual colecionador apaixonado pelo seu hobby, não comete alguma loucura pra conseguir aquela mini tão sonhada e desejada? Não lembro de nenhuma que tenha sido a maior de todas, ou que mereça destaque. Mas procuro sempre me esforçar ao máximo pra conseguir o que quero, se tratando de miniaturas, ou não.

Priscila- Como qualquer colecionador, já cometi várias loucuras, mas todas de forma saudável. Eu acho que a determinação enorme que tenho para conseguir e adquirir certos itens de minhas coleções, acaba sendo uma espécie de loucura.

Garagem-Como as pessoas do vínculo familiar vêem este hábito de colecionar? E os amigos, o que acham? 
Essa foto eu gosto muito, foi tirada durante nosso último evento de 2011, em Novembro, lá em Rio das Ostras. Esses são nossos amigos que fazem parte do clube, e sempre estão nos eventos, participando com suas máquinas...
Thiago- Minha esposa adora esse hobby. Aliás, ela também é uma grande colecionadora. Colecionamos juntos, compramos miniaturas juntos. Mas cada um, possui a coleção própria. Na maioria das vezes, nosso gosto por modelos é bem parecido. Praticamente todos os nossos amigos, também são ligados a esse meio, direta ou indiretamente. Ou são colecionadores de veículos clássicos, membros do nosso clube, ou são de fato, colecionadores. Existem também vários membros do nosso clube, que assim como nós, possuem além do veículo 1:1, as miniaturas. Acho isso muito legal!

Priscila- Não poderia ser melhor, sou casada com um colecionador também! Então fazemos tudo junto, compramos, organizamos, fotografamos nossas miniaturas e nos divertimos muito! Cada um possui a sua coleção, pois apesar de termos gostos parecidos, ainda existem modelos dos quais eu gosto mais e ele menos e vice-versa. É muito bom poder compartilhar os nossos hobbys com quem amamos!

Garagem - A paixão por essas minis já causou algum problema com esses núcleos (família, amigos...)? Se a resposta for sim, como foi isso? Comentem. 

Thiago-Não, nunca causou.

Priscila-  Não, nunca tive.

Garagem - Vocês tomam algum cuidado para conservar suas minis? Qual? 

Thiago- Sim, claro. Acho que todo colecionador costuma ter cuidado com seus objetos de coleção. No nosso caso, como ainda não temos estantes para armazenar as miniaturas, guardamos todas elas dentro de seus próprios blisters, bem longe da poeira. Compramos, abrimos, pegamos as minis com algum tipo de luva ou flanela, admiramos, e depois guardamos novamente. Muitos, podem achar que o cuidado de nunca pegar as minis com as mãos nuas, seja exagero. Mas não é. Explico: a gordura que existe naturalmente em nossa pele, é prejudicial aos cromados e detalhes de pintura das miniaturas. Com o tempo, se você pega muito as minis com as mãos nuas, vai perceber que as rodas que eram cromadas, assim como chassis ou parachoques, ficam pretos. O cromo sai com o tempo. O mesmo acontece com detalhes de pintura, como os decalques de corrida que vem em algumas miniaturas.

Priscila- Claro. Mantenho sempre tudo organizado, no caso das miniaturas, como não possuo estantes ainda, as deixo dentro das cartelas originais, e dentro de um guarda-roupas. Os livros guardo em sacos plásticos, dentro do guarda-roupas também, até ter minha estante. DVDs dentro dos pinos e caixas, e as bruxinhas deixo expostas em uma prateleira que tenho no meu quarto, mas não deixo ninguém pegar rsrs.

Garagem - Além de colecionadores vocês teem outras atividades? Conte-nos um pouco sobre vocês e a família.
Aqui, estou ao lado do secretário do nosso clube, Edivar da Silva Gomes. A foto foi tirada durante um de nossos eventos, na cidade de Macaé - RJ.
Thiago- No momento, exerço juntamente com minha esposa Priscilla, as funções administrativas referentes à diretoria do Rio Minas Clube de Veículos Antigos. Sou Técnico em Mecânica Industrial e Técnico em Informática.

Priscila- Sim, auxilio meu marido na diretoria do clube, fotografo os veículos nos eventos e atualmente estou estudando também.

Garagem - Gostariam de deixar uma mensagem para nossos leitores?
Priscilla ao lado do Fusca 1964.
Thiago- Sim! Gostaria de deixar um recado para aqueles que sonham em se tornar um grande colecionador: Nunca deixem de pesquisar sobre o assunto que lhe interessa. Perguntem aos colecionadores mais experientes. Não tenham vergonha de dizer que tem alguma dúvida sobre algo. Nunca carreguem as dúvidas com vocês. Dediquem-se ao hobby que vocês curtem. Procurem sempre absorver o máximo de conhecimento possível. Mas não façam isso de forma forçada. Não se desesperem. O conhecimento, é adquirido com calma, aos poucos. E não de uma só vez.

Priscila- Sim! Gostaria de dizer a todos que gostariam de colecionar, que têm vontade e que já colecionam, que não existe hobby mais gostoso do que este! Independente do que você coleciona... Além de ser um passatempo maravilhoso, só nos traz alegrias, amizades verdadeiras, mesmo que a distância e p o mais sortudos como eu, um casamento!rsrs...
Então, se você tem vontade de colecionar qualquer coisa que seja, não se prenda a opiniões alheias... A vida é muito curta, temos que aproveitá-la fazendo o q gostamos!

Garagem- Vocês gostariam de deixar algum contato para os nosso amigos Garageiros? (Ex: site, telefone, email) 

Thiago- Sim! Posso deixar o e-mail thiago.de.araujo@live.com.

Priscila- Sim! 

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=9665855401815354601
MSN: priscilla.bianucci@live.com
Facebook: https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002395862949

2 comentários:

  1. Wanderson meu irmão, parabéns mais uma vez pelas entrevistas ... Assim como a Priscilla, gosto de miniaturas de carros reais, sejam originais ou customizados, mas que representem veículos que existiram em escala real ... e o Fusca deles tá uma belezura !!! Abraços a todos e Fique com Deus, amigo !

    ResponderExcluir
  2. esse dupla é fera....parabens aos 2....

    ResponderExcluir

Sobre o nosso conteudo

-Gostaríamos de esclarecer que as imagens e informações usadas nas postagens são fruto de pesquisas em diversas fontes como, sites da internet, revistas digitais e todo tipo de material relacionado aos temas deste Blog na internet.

-Quanto às imagens, estas são de autoria própria ou coletadas em sites de busca e e-comerce na internet, recebendos seus devidos créditos quando assim disponiveis tais informações nas fontes.
Caso se sinta prejudicado com alguma informação ou imagem aqui postados, entre em contato:

garagemdebrinquedos@gmail.com para que efetuemos a remoção imediata.

Atenção! Reservamos o direito de não publicar comentários de conteúdo duvidoso, grosseiro e/ou com palavras de baixo calão.
As opiniões aqui expressas refletem a opinião do autor do comentário.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

"As imagens, marcas e nomes ou personagens citados neste blog tem todos os direitos reservados aos seus donos, fabricantes e autores."

Atenciosamente,
Equipe Garagem de Brinquedos.